você quer conhecer os museus e acervos da usp?


 O Giro Cultural é um programa de passeios culturais e científicos pelo campus da USP e por São Paulo. Ele é voltado principalmente para o público escolar, mas também podemos atender o público espontâneo todo o último sábado de cada mês, mediante agendamento.

  • Vista panorâmica: um passeio pelo campus

Vista Panorâmica busca situar e integrar o visitante à Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. Com um passeio pelo campus, os visitantes, de início, são apresentados à história da criação da USP e, a seguir, acompanhados por mediadores ao longo de toda a extensão da Universidade, recebendo informações e a localização de cada escola, instituto, faculdade e museu que compõe o campus.

  • acervo científico

O Científico se foca em levar os participantes a visitarem os Museus do Instituto Oceanográfico, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto de Geociências, com o intuito de divulgar o acervo e a produção cientifica da Universidade de São Paulo. Em todos os museus os participantes são acompanhados por monitores especializados nos assuntos que cada instituto trata e podem tirar suas dúvidas sobre as mais diversas áreas de atuação daquela ciência.

  • a usp e a são paulo modernista

É o primeiro roteiro do GIRO CULTURAL USP realizado fora da Cidade Universitária. Com ponto de partida na estação Alto do Ipiranga do Metrô, o passeio tem início no Parque da Independência – Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, passando pelo centro da cidade, onde destaca as principais edificações modernistas, como o Edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer. O ponto de parada seguinte é o Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo. O passeio termina no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque do Ibirapuera.
O roteiro procura oferecer aos visitantes um olhar e uma leitura distintos sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos 1950.
O roteiro conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de um guia com cadastro no Ministério do Turismo. Todo o trajeto é percorrido em um ônibus equipado com recursos multimídia para uso durante o passeio.

Agendamento

Todos os agendamentos são pré-inscrições. Devem ser realizados com no mínimo 2 semanas de antecedência. A confirmação do passeio é enviada via e-mail. Através do telefone 3091-1190

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog