SUGESTÃO DE AULA



QUESTÃO PRÉVIA

Quando Charles Darwin passou pelo arquipélago de Galápagos – grupo de pequenas ilhas no Pacífico, ele começava reunir argumentos em favor da sua Teoria da Evolução das Espécies. Segundo essa teoria, as atuais espécies são o resultado da modificação de espécies anteriores. Assim, um mesmo ancestral pode originar descendentes diferentes. Nas Galápagos ele identificou treze espécies de uma ave chamada Tentilhão. Cada espécie apresentava uma forma altamente característica de bico. Darwin propôs uma história evolutiva explicando a origem das várias espécies de tentilhões a partir de um ancestral comum vindo da América do Sul. Como você explica a existência destas diferentes espécies?

MATERIAL

 • Potinho plástico contendo diversas sementes;
• Bandeja de plástico transparente;
• 01 tesoura sem ponta;
• 01 alicate de unha;
• 01 pinça de sobrancelha;
• 01 prendedor de roupa.


PROCEDIMENTO

• Colocar as sementes misturadas sobre a bandeja;
• Cada aluno escolhe um dos instrumentos (tesoura, alicate, pinça ou prendedor) que representará o bico de uma ave;
• Cada aluno com seu “bico” deverá pegar o maior número e variedade de sementes que conseguir durante 10 minutos;
• Montar uma tabela para registrar o número e a variedade de sementes que cada “bico” conseguiu pegar.


QUESTÕES

1. Observando os dados da tabela faça uma análise dos resultados obtidos.
2. Se a área onde viviam estas aves fosse degradada, diminuindo a diversidade de espécies vegetais, quais pássaros teriam maior chance de sobreviver?
E quais teriam menor chance? O que você considerou para chegar a essa conclusão?
3. Depois de realizada esta atividade, como você explica a existência de diferentes espécies a partir de um ancestral comum? Compare com sua resposta inicial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog